quinta-feira, 28 de julho de 2011

Teiú

Com suas cores muito bem posicionadas pra ajudar na camuflagem nosso lagarto o Teiú (Tupinambis merianae), temperamento explosivo e muito calculista, um onivoro de mão cheia há quem diga que ele se alimenta só de ovo ou só de insetos mais na verdade ele se alimenta com tudo que há de bom na natureza, comendo de tudo um pouco. Um dos principais controle de pragas tipo roedores pequenos e algumas especies de cobras e quando ta com a sorte em dia consegue até filhotes de aves que caem acidentalmente dos ninhos. 
Com a sua ecdise menos agressiva como geralmente acontece com alguns repteis, nele ela se desdobra de modo a não agredir tanto o animal soltando camadas suaves da pele não toda de uma vez mais a retalhando e saindo "pedaços" pequenos salvo a calda que se solta quase por completo no momento em questão. 
Muito boa persepção do que esta acontecendo ao seu redor sempre alerta com tudo e com todos ele nunca baixa a guarda mais como um bom reptil ele sempre acimila os seres humanos que o alimenta. Facilitando a aproximação ele se torna menos agressivo. Em algumas situações caçadores utilizam de cães para abordagem desses animais, que para se defender ataca com força e precisão e mostrando toda a sua mecanica na mordida travando seus dentes serilhados e bem posicionados travando o agressor e o atacando com a cauda dando golpes imitando "chicotadas".
No Brasil existem alguns criadores de lagartos "Teiú" e dizem que domesticado se torna um companheiro calmo porem com toda a sua beleza e seu ar de mafioso no olhar.


Um comentário:

  1. esse eu vejo direto no laboratório ele vive assustando as galinhas e roubando os ovos das coitadas

    ResponderExcluir